O que fazemos

Com foco na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos sulacapenses e amigos do bairro, a AMISUL atua em sete áreas: Meio ambiente (áreas verdes, mudanças climáticas, paisagem, biodiversidade), uso e ocupação do solo, defesa e segurança comunitária, cuidadoria urbana (drenagem, iluminação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos), cultura e educação.
A AMISUL é intermediária entre os anseios e necessidade de seus associados e os órgãos responsáveis pela execução dos serviços.
![]() |
|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O.D.S
Áreas de atuação
Nossas ações
Redução da pobreza
Agricultura sustentável
Saúde – vida longa e saudável
Educação de qualidade
-
Estímulo ao trabalho coletivo para reduzir ou eliminar a pobreza; cesta básica; solicitações para melhoria e adequação dos espaços públicos, principalmente as praças, visando promover vida comunitária, lazer, saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Trabalho digno
Inovação e infraestruturas
Comunidades sustentáveis
Produção e consumo
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições
Parcerias
-
Apoio às três hortas comunitárias.
-
Apoio ao grupo Renovação, grupo Clube da Saúde na Praça Sulacap, apoiando as atividades ou ações de socialização, saúde, qualidade de vida e bem-estar dos moradores.
-
Apoio ao acesso ao conhecimento através da biblioteca no galpão comunitário; apoio ao ensino de informática, ajudando a manter a sala de aula como recurso didático; ensino de espanhol no galpão comunitário; disseminação de conteúdos relacionados à sustentabilidade.
-
Apoio às atividades da reconomia, aquelas encravadas na comunidade.
-
Apoia o acesso à Internet para todos, crucial para assegurar a igualdade de acesso à informação e ao conhecimento, bem como promover a inovação e o empreendedorismo. Com informações confiáveis e relevantes fornecidos pela JSBS, a Amisul vem qualificando as suas reivindicações e melhorando os diálogos com diferentes parceiros.
-
Solicitações para a comunidade ter serviços públicos adequados como de drenagem nas ruas baixas e de acessibilidade ao longo da via Alberico Diniz e limpeza urbana; ajuda a manter elementos que sustentam o caráter especial do bairro, como jardim, horta, pomar e outras áreas verdes como os morros ao redor que formam o cinturão verde ao redor. Apoio à cultura, ajudando organizadores de eventos obterem autorização.
-
Amisul apoia e realiza campanha para fomentar o comércio de bairro como o de alimentos orgânicos que evita deslocamentos desnecessários, reduz impacto negativo e possibilita economia de tempo e dinheiro.
-
Apoio às atividades e ações em prol da geo-biodiversidade, como apoia o reflorestamento, campanha de cães e mobiliza atores e recursos para este objetivo.
-
Adota comunicação com linguagem não violenta, mais empática e compassiva para mediar disputas, evitar conflitos e manter o foco no compromisso de tornar o bairro resiliente e mais sustentável. Solicitações para ter serviço de segurança comunitária como é previsto a presença da GM e da PM no centro do bairro, conforme o artigo 279 do Plano Diretor (Lei Compl. 111/11) e o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei 13.460, 26/07/2017).
-
Ouvidoria; identifica necessidades reais; compartilha informações sobre os desafios do bairro; facilita os agentes públicos terem coerência nas políticas de desenvolvimento; decide junto com outros atores sobre projetos; convida apoiadores a investir em projetos sociais; e realiza projetos em conjunto. Amisul mantem parceria com SME (Biblioteca Lúcia Benedett) e com a SMAC (Hortas Cariocas).














